
Matthew William Sorum nasceu na California em 1960. Apesar de iniciar a sua carreira musical em 1975, fou precisamente com os The Cult que chegou à fama. Integrou a banda em 1989. Fez a digressão se Sonic Temple, deixando a banda em Abril de 1990, com Jamie Stewart. A sua ligação aos The Cult foi muito forte, quer pela empatia com o público, quer pela amizade que ficou com Ian e Billy. Impressionando Slash, substituiu Steven Adler na bateria dos Guns N' Roses, actuando frequentemente com a t-shirt do album Electric dos The Cult. Com o declínio dos Guns N' Roses, tomou o partido se Slash e Axl Rose despediu-o.
Em Abril de 1999 actuava com os Neurotics Outsiders, no Viper Roam, com MalaineC (ex Spice Girls) na voz. Da audiência chamou os seus amigos Ian Astbury e Billy Duffy. Tocaram Bodies (Sex Pistols Cover) e Love Removal Machine e Wild Flower dos The Cult. Pouco mais tarde, Astbury e Duffy reúnem-se em casa do guitarrista… a campainha toca… Billy pergunta quem era, e responderam: É o baterista! Os TheCult reúnem-se com Matt Sorum e iniciam a digressão mundial Rising Tour. Em 2001, gravam Beyond Good And Evil.
Matt abandonou os The Cult o final da digressão de BG&E, juntando-se a Billy Duffy e Billy Morisson nos Circus Diablo. Com eles gravou o primeiro álbum lançado em 2007.
Entretanto, fundou com Scott Weiland, Slash, Dave Kushner e Duff McKagan a banda Velvet Revolver, onde continua já com 2 albuns lançados.

Matt Sorum na Web: http://www.mattsorum.com/